O CARBON Team desenvolve pesquisa científica para o melhor entendimento do comportamento, variabilidade e alterações em diferentes oceanos e ecossistemas marinho.

O CARBON Team desenvolve pesquisa científica para o melhor entendimento do comportamento, variabilidade e alterações em diferentes oceanos e ecossistemas marinhos, destacando-se os estudos do sistema carbonato marinho no estuário da Lagoa dos Patos e nos oceanos Atlântico e Antártico. As atividades se dividem em ações de campo e de laboratório.

As atividades de campo consistem na coleta de água em diferentes profundidades com o uso de garrafas de Niskin ou Go-flow. As coletas podem ser periódicas, indicando o monitoramento de uma determinada região, ou pontuais no espaço-tempo, para a caracterização da "fotografia" da região.

As alíquotas de água amostradas podem ser analisadas in situ (no local da coleta) ou são acondicionadas e posteriormente analisadas em laboratório, para a obtenção de medidas de diferentes parâmetros, tais como: pH, alcalinidade total, nutrientes dissolvidos etc. Além das análises químicas em laboratório, os pesquisadores do grupo analisam dados obtidos de diferentes plataformas (coletas discretas, modelos, imagens de satélites, reconstruções climatológicas etc.) para compreender tanto os processos oceanográficos quanto seus impactos ambientas, climáticos e sociais. As metodologias de coleta e análise dos dados oceanográficos e biogeoquímicos são distintas e dependentes dos parâmetros de interesse. Análises estatísticas completam as atividades desenvolvidas.

Veja abaixo algumas das análises biogeoquímicas que fazemos no laboratório. As análises mencionadas são de alcalinidade total, tanto por cela aberta quanto fechada, de carbono inorgânico dissolvido por cela fechada, e de pH por espectrofotometria. Além disso, explicamos como mantemos a qualidade dessas análises usando Material de Referência Certificado.