Investigação dos processos controladores dos parâmetros do sistema CARBONato e dos FLUXos líquidos de CO2 no estuário da Lagoa dos Patos, RS: uma contribuição regional para o balanço global de carbono (CARBON-FLUX)

Projeto CARBON-FLUX: um projeto da Rede BrOA, que visa a compreensão local dos fluxos de troca de CO2 na interface água-atmosfera do estuário da Lagoa dos Patos, localizado no sul do Brasil, assim contribuindo para informações regionais que serão úteis para melhor compreendermos as estimativas globais das trocas de CO2 entre os oceanos e a atmosfera.

Coordenador: Prof. Rodrigo Kerr

Coordenador Adjunto: -

Financiamento: CNPq

Monitoramento contínuo dos parâmetros do sistema carbonato no estuário da Lagoa dos Patos, realizado desde outubro de 2015. Veja mais aqui.

Logotipo do Projeto

Resumo: O projeto tem por objetivo determinar o papel da Lagoa dos Patos no ciclo global de carbono. Para isso, coletas mensais de alcalinidade total-AT, carbono inorgânico dissolvido-CT, pH, oxigênio e pigmentos fitoplanctônicos são realizadas em pontos fixos (BrOA site 1 e 2) na Lagoa dos Patos, de modo a permitir a reconstrução de AT e CT para a série de longo período da Rede PELD-Lagoa dos Patos. Este projeto contribui com as iniciativas da Rede BrOA e coopera com as atividades da Rede PELD-Lagoa dos Patos e com o Sistema de Monitoramento da Costa Brasileira (SiMCosta).