Processos oceanográficos e biogeoquímicos associados ao ciclo do carbono Marinho no entorno da cordilheira submarina Vitória-Trindade (PROBIOMA)

Projeto PROBIOMA: um projeto da Rede Brasileira de Pesquisa em Acidificação dos Oceanos (Rede BrOA; www.broa.furg.br) no âmbito do Programa de Pesquisas Científicas na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), cujo objetivo principal encontra-se na busca pela compreensão do ciclo do carbono marinho ao longo da cordilheira submarina Vitória-Trindade.

Coordenador: Prof. Rodrigo Kerr

Coordenador Adjunto: Prof. Carlos Rafael Mendes

Financiamento: PROTRINDADE - CNPq, MCTI, SECIRM, Marinha do Brasil.

Projeto encerrado em Abril de 2024

Logotipo do Cruzeiro Oceanográfico

Estações planejadas

Resumo: O projeto PROBIOMA tem por finalidades: estudar o papel/influência das ilhas da Trindade e Martim Vaz e da CVT nos fluxos de dióxido de carbono na interface oceano-atmosfera, na potencialização do processo de acidificação dos oceanos, nas alterações nos níveis locais de nutrientes e nos grupos de fitoplâncton dominantes e investigar a relação entre os processos físicos e biogeoquímicos, responsáveis pelo controle das trocas de carbono na interface oceano-atmosfera e na mistura de massas de água em áreas com influências oceanográficas distintas no entorno da CVT. Desta forma, os esforços observacionais empenhados pela equipe de pesquisadores levarão a uma melhor compreensão dos processos oceanográficos de mesoescala (e de respostas associadas) que regem a dinâmica dos ecossistemas marinhos ao longo da área de estudo. O projeto visa, ainda, proporcionar a geração de dados biológicos e biogeoquímicos inéditos para estudos dos aspectos relacionados à acidificação dos oceanos e ao ciclo do carbono nos oceanos, permitir a intercomparação de análises químicas dos parâmetros do sistema carbonato e permitir o uso pleno da derrota do navio para medições contínuas em regiões carentes de medições oceanográficas no sudoeste do oceano Atlântico Sul. Adicionalmente, o projeto PROBIOMA irá capacitar recursos humanos para atuação em linhas de pesquisas vinculadas ao ciclo do carbono. O projeto PROBIOMA constitui uma iniciativa que visa avanços científicos em assuntos estratégicos, multi? e interdisciplinares, e de ampla relevância para as fronteiras do conhecimento das Ciências do Mar, através do preenchimento de lacunas espaço-temporais no que diz respeito à subamostragem de determinadas províncias biogeoquímicas do sudoeste do oceano Atlântico Sul. Nacionalmente, as atividades propostas no projeto PROBIOMA irão contribuir com as metas de médio e longo prazo da Rede BrOA, com as atividades do grupo nacional ligado à rede de pesquisa GEOTRACES, e com a integração de atividades de pesquisas científicas desenvolvidas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Internacionalmente, o projeto contribuirá para as novas iniciativas intergovernamentais, a saber, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas 14.3 que destaca sobre a acidez dos oceanos, os objetivos propostos de cooperação científica para os estudos dos oceanos enunciados na Declaração de Belém, e para a recém inclusão da acidificação dos oceanos como um indicador climático da WMO.